A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) recebeu, na segunda-feira (11), o Prêmio Eficiência do Controle Interno, promovido pela Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE). A entrega aconteceu durante a abertura do 3º Fórum Piauiense de Controle Interno, no Blue Tree Hotel. O evento tem como objetivo disseminar as boas práticas de gestão e controle nos órgãos públicos.
Ao todo, dez órgãos foram agraciados com a premiação por terem tido melhor desempenho no ano de 2019, com base no índice de eficiência do controle interno, medido pela CGE. A Sefaz obteve a segunda colocação, ficando atrás apenas da Seplan (Secretaria de Planejamento).
O troféu foi entregue pelo governador Wellington Dias e o controlador-geral Márcio Sousa ao superintendente de gestão da Sefaz, Antonio Luís Soares, e a coordenadora do Controle Interno, Joéldina Scarcela. “Vamos buscar o primeiro lugar no ano que vem”, brincou o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.
Para a coordenadora do Controle Interno, o prêmio ajuda os servidores a compreenderem o trabalho do CI. “Recebemos com muita alegria e surpresa, sabíamos que poderíamos estar entre os dez, mas a gente trabalha sempre como se fosse o primeiro. A Secretaria da Fazenda é um órgão que nos dá toda a estrutura para que o Controle Interno funcione bem. Esperamos que no próximo ano a gente alcance o primeiro lugar. É importante para que todos os gestores e trabalhadores e os nossos servidores, de um modo geral, compreendam e vejam o controle interno como um órgão pedagógico, que orienta as correções para que tenhamos uma boa governança. É isso que a gente objetiva”, afirmou Joéldina.
A equipe do Controle Interno da Sefaz conta ainda com Angeline da Silva, Ana Célia Marques Santos, Caroline Leal e Valdeni Vilanova.
O governador Wellington Dias elogiou a iniciativa. “Eu sei como é importante o trabalho que vocês fazem. Por isso eu comemoro esse evento. Eu acho fundamental valorizar o trabalho”, disse ao discursar no fórum.
Após a premiação, Rafael Fonteles abriu o ciclo de palestras falando sobre a proposta de reforma tributária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Fonteles é presidente da instituição.
“O evento traz temas importantes, como o da reforma tributária, que está ganhando as atenções do Congresso Nacional e da sociedade para poder avançarmos. É a primeira vez, em 30 anos, que os 27 estados assinaram a proposta de reforma tributária que, pra mim, é a mãe de todas as reformas. É ela que pode realmente destravar o país para o crescimento econômico”, disse o secretário.
O controlador Márcio Sousa elogiou a proposta do Comsefaz. “É a reforma mais importante do Brasil”, declarou. O Fórum vai até esta terça-feira em Teresina.