Professores e alunos do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Possidônio Queiroz, em Oeiras, realizam o projeto de extensão III Literatura e Vida na Fazenda Bom Jesus dos Passos: um conto por uma história.
Idealizado desde 2018, o projeto visa levar literatura para os acolhidos da Fazenda Esperança de Oeiras.
Nesta edição, em virtude da pandemia da Covid-19, a programação do projeto trouxe debates feitos de forma remota, além de oficinas de leitura, mesa-redonda e a entrega do kits que levam o projeto para mais de 30 pessoas.
De acordo com a orientadora da ação, professora Elimar Barbosa, os contos trabalhados nas oficinas que estão sendo feitas, desde o dia 6 abril e encerraram na última sexta-feira (9), foram de Lygia Fagundes Teles, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca.
“Nós acreditamos que a ‘Literatura é um direito de todos’. Assim, nosso projeto visa proporcionar a leitura literária a jovens e adultos que estão fora do sistema educacional, objetivando também contribuir com a formação docente dos graduandos de Letras Português que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade; e, além disso, a dimensão social desse projeto implica ainda na divulgação do serviço de resgate à vida e/ou à dignidade humana realizado pela Fazenda da Esperança em Oeiras”, ressalta a docente.
O projeto conta com a colaboração do professor da Uespi José Wanderson Lima, além da parceria da Ótica Bela Vista e Clínica CardioCenter Maria das Mercês, que ajudam a produzir o material didático.
Confira fotos das edições anteriores: