A Liga Acadêmica Transdisciplinar em Cuidados Paliativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) iniciou as atividades nesta semana. A proposta conta com 30 ligantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. Os encontros serão realizados quinzenalmente e de forma remota.
Segundo a coordenadora da liga, professora Anneth Cardoso, as ações do projeto visam formar profissionais mais capacitados nos diversos ambientes de atuação. “A liga contribui tanto para o meio acadêmico quanto para o meio social, devolvendo à sociedade profissionais mais humanizados e capacitados para com os pacientes. O cuidado paliativo é o exercício da arte do cuidar aliado ao conhecimento científico”, disse a docente.

Primeiro encontro da Liga
No primeiro encontro, 55 pessoas marcaram presença, sendo 37 membros da liga. Na ocasião, foram abordadas temáticas da área, tais como o conceito de cuidados paliativos, bioética, comunicação e natureza do sofrimento relacionado com patologias.
Ilana Monteiro, presidente discente da liga, relata que a transdisciplinariedade e o multiprofissionalismo do projeto permite maior troca de conhecimento entre os membros.
Ela explica que a importância dos cuidados paliativos “se reflete diretamente aos cuidados prestados ao paciente e família, um cuidado físico, espiritual, biopissicosocial de maneira que proporcione o maior conforto e resolva as necessidades do paciente sem apenas ações curativas, mas ações que proporcione o bem-estar do paciente frente ao processo saúde doença”.
Os encontros da liga ocorrem a cada 15 dias no Google Classroom, às terças-feiras.