Desde 2008, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), em parceria com associações locais e Defensorias Públicas dos estados e do Distrito Federal, lança, no mês de maio, campanha nacional. com objetivo de apresentar o papel da Defensoria Pública e o trabalho do defensor público como agente de transformação social, além de conscientizar as pessoas sobre os seus direitos. A escolha de maio ocorre por ser o mês em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública e o mês do defensor público
Este ano o tema é “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”. A iniciativa visa a fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A ação quer provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todos.
A campanha “Racismo se combate em todo lugar”, também será trabalhada de forma estratégica dentro da instituição, a partir de parceria com o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).
No dia 31 de março houve reunião com os assessores de comunicação das associações locais e das Defensorias Públicas dos estados e do DF, via Zoom, para traçar as estratégias de comunicação da campanha. Durante o encontro, foram apresentados os objetivos do projeto da campanha e a identidade visual.
Identidade visual
Para a criação da identidade visual, a Anadep contratou Ísis Medeiros – fotógrafa, documentarista e especialista em fotografias sobre racismo ambiental. Ísis Medeiros é autora do livro “15:30”, que retrata os cinco anos do crime da Vale, em Mariana (MG).
Para a Campanha “Racismo se combate em todo lugar“, a fotógrafa fez registros em aldeias, quilombos e centros religiosos de Itacaré, Porto Seguro e de Salvador, na Bahia. Todas as pessoas e grupos fotografados têm ligação com os trabalhos desenvolvidos pela Defensoria Pública e os movimentos sociais.
Com as fotos reais, a equipe da Bah!Comunicação, que atende o setor de publicidade da Anadep, criou a identidade visual, a partir de extensa pesquisa e apoio da Comissão da Igualdade Étnico-Racial da Anadep. A identidade visual revela o resgate de formação histórico-brasileiro que integra pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A cor marrom foi escolhida para fazer referência à terra, pertencimento e lugar, conectando também com o slogan.
Lançamento
Por causa do agravamento da pandemia da Covid-19, o lançamento da campanha será no dia 17 de maio, virtualmente, com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O evento faz parte da programação do webinário “#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça”, que ocorrerá de 17 a 19 de maio.
As lives serão transmitidas simultaneamente na página do Facebook da Anadep e no canal oficial da Anadep no YouTube.