A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) realizou atividades do programa Caravana Juventude Ativa em três escolas de Uruçuí, nesta terça-feira (12). Cerca de 300 jovens participaram de bate-papos e oficinas ao longo do dia.

A Unidade Escolar Alice Almeida localiza-se no assentamento Flores, a 60 Km de Uruçuí. As atividades, nesta escola, começaram por volta das 9h30 e se estenderam até às 12h: o Cine Jovem com debate sobre gravidez na adolescência, os bate-papos sobre juventude em tempos de violência e de prevenção ao uso de drogas e a oficina de circo.

À tarde, a Unidade Escolar José Patrício Franco recebeu a equipe da Cojuv que realizou o bate-papo sobre valorização da vida, as oficinas de dança, de grafite, de iniciação teatral e de maquiagem.

“Essa ação é muito necessária em nossa escola. Temos poucos alunos na José Patrício, mas eles não deixam nada a desejar em relação aos das outras escolas. São excelentes alunos, estudiosos e participativos”, disse a coordenadora pedagógica, Léia Barbosa.

E, atendendo à juventude da EJA, a partir das 19h30, a coordenadoria realizou as oficinas de dança popular, de grafite, de maquiagem, de design de sobrancelha e de percussão na Escola Municipal Arica Leal.

“Procuramos atender escolas com diferentes perfis porque entendemos a carência das instituições de ensino do interior do estado em relação a políticas públicas mais diretas de prevenção. Ao mesmo tempo, também são raras as oportunidades que jovens de baixa renda têm de acessar cultura e lazer. O projeto Caravana Juventude Ativa busca unir essas duas pontas e trazer esses serviços à juventude”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.