A Central de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) possui um papel fundamental no desvendamento de crimes cometidos, principalmente, por pessoas que cumprem medidas cautelares diversas da prisão e são monitoradas por tornozeleiras eletrônicas.
Segundo o delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí, o serviço da Central de Monitoramento Eletrônico da Sejus é de suma importância para a resolução de crimes. “Essa troca de informações com relação à tornozeleira eletrônica é fundamental. Primeiro, para cumprir mandado de prisão, pois não precisaríamos fazer grandes diligências. Segundo, com relação a pessoas suspeitas de crimes, que, muitas das vezes, nós pegamos informações das pessoas que estavam com tornozeleira naquele local e conseguimos fazer o filtro desses suspeitos”, pontuou o delegado.
O secretário da Justiça, Carlos Edilson, ressalta a importância da Polícia Penal para a segurança pública no Estado. “Tanto nas unidades penais quanto no monitoramento eletrônico, nossos policiais penais desempenham um fundamental trabalho para a segurança. Eles fazem a vigilância aproximada dos presos e das pessoas que estejam fora das unidades, mas com a tornozeleira eletrônica, sempre de forma integrada com as demais forças de segurança do Estado”, comentou o secretário.
Atualmente, a Sejus fiscaliza pessoas com tornozeleiras eletrônicas nas cidades de Teresina, Altos, União, Parnaíba, Luís Correia, Floriano, Oeiras e Picos.