O estado do Piauí vai receber, na tarde desta quarta-feira (26), 90.440 doses de vacinas contra a Covid-19. Com essa nova remessa o estado vai iniciar a vacinação de trabalhadores de transportes aéreos e trabalhadores portuários.
Serão enviadas, pelo Ministério da Saúde, 82.250 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, destinada à vacinação de 100% do grupo de trabalhadores portuários (28 doses), para 78% do público de trabalhadores de transportes aéreos, 17% do grupo de comorbidades e pessoas com deficiência permanente e 7% do público de forças de segurança e salvamento e forças armadas.
“Vamos iniciar a vacinação de dois novos públicos os portuários e aeroportuários, essa população está contemplada no Plano Nacional de Imunização. Isto nos possibilitará avançar ainda mais na imunização da população piauiense”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, enfatizando que as vacinas para os portuários serão enviadas para o município de Ilha Grande, onde se encontra o Porto dos Tatus, principal saída para os passeios ao Delta do Rio Parnaíba.
Na 21ª pauta de distribuição, também será repassado ao Piauí 8.190 doses da vacina Pfizer, para imunização de 1,9% do grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas. “Este novo lote de Pfizer ainda será disponibilizado apenas para Teresina. As demais cidades do interior, que a Sesapi fez a solicitação ao Ministério da Saúde para receber a vacina, ainda não foram contempladas”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.
A previsão de chegada do voo, no Aeroporto Petrônio Portela, é às 15h35, desta quarta-feira (26).