O governador Wellington Dias fez a transmissão do cargo de chefe do Poder Executivo à vice-governadora Regina Sousa, no aeroporto de Teresina, no final da manhã deste sábado (16) e embarcou para Europa para cumprir agenda na França, Itália e Alemanha, ao lado dos nove governadores que integram o Consórcio Nordeste.
Ao assumir o governo, Regina Sousa disse que vai aliar as duas agendas e disse que a pauta dos Direitos Humanos será destaque. “Temos a Semana de Ativismo das Mulheres e a Semana da Consciência Negra”, diz a gestora.
A governadora em exercício também relatou sobre a questão do vazamento de óleo no litoral brasileiro. “Conversei com a Marinha. O óleo já chegou ao Delta do Parnaíba e estarei informada sobre esse acidente ambiental. O Exército e Marinha estão na região, o Maranhão mandou reforços, pois a questão do óleo é um problema muito sério”, diz Regina.
Antes do embarque, o governador disse estar otimista com a agenda na Europa. “Vamos apresentar as oportunidades de investimentos do nordeste, que é pouco conhecido. No mundo, o Brasil é lembrado por São Paulo e Rio de Janeiro. Então, há necessidade de um conhecimento maior das outras regiões”, declara Wellington.
Na Europa, os governadores do nordeste, com o apoio do governo federal, por meio do Itamaraty e as embaixadas, terão agenda com representantes oficiais de governos dos países agendados e também com setor empresarial.