O secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, esteve, nessa segunda-feira (21), na cidade de Piripiri e acompanhou o trabalho de imunização de profissionais de bancos, Correios, INSS e catadores vinculados à Cooperativa de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis do município.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vem elaborando estratégias de incentivo à imunização dos piauienses em todo o estado. Uma das etapas é a  mobilização de uma força tarefa da equipe de técnicos da Sesapi, que irão  acompanhar o trabalho de registro de vacinas, nos municípios, incentivando assim o avanço da imunização no estado. A equipe técnica da secretaria irá intensificar o trabalho de monitoramento junto aos municípios piauienses, permitindo assim um acompanhamento mais fiel do total de doses dos imunizantes já aplicadas e registradas.

 

 

“Temos a necessidade de estar constantemente avaliando a execução da campanha de imunização em nosso estado. Esse acompanhamento permite verificar as metas de avanço da imunização em grupos prioritários por município. Dessa forma, podemos ter uma melhor noção da vacinação em nosso estado e traçar estratégias para melhorar cada vez mais esse trabalho”, explicou o secretário Florentino Neto.

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, também acompanhou a vacinação no município junto ao secretário Florentino Neto e apontou a necessidade de um trabalho conjunto da população e poder público para enfrentar a pandemia. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos que todos cumpram seu papel nessa batalha. A Sesapi vem trabalhando fortemente para garantir a chegada das vacinas o mais rápido possível aos municípios, nós estamos executando a vacinação com responsabilidade e a população mantendo os cuidados mesmo com o andamento da vacinação. Juntos todos venceremos a Covid-19”, destacou a gestora.

Cristiane Mouras Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, destaca que entre os benefícios que esse acompanhamento pode gerar para o estado está a identificação de possíveis ajudas que os municípios necessitam receber para o registro de informações nos sistemas oficiais. “Esta também é uma atribuição da Sesapi. Além da distribuição das doses para todos os 224 municípios, nós monitoramos e acompanhamos todo esse trabalho de execução da vacina, é necessário esse acompanhamento para que todos tenham a informação correta do andamento da campanha de imunização”, afirmou.

Além dessas estratégias, o estado do Piauí já havia aprovado em reunião da Comissão Intergestora Bipartite no dia 08 de Junho o pagamento para os municípios do valor de R$1,50, pelo período de 30 dias a partir da data de publicação, por dose de vacina contra a Covid-19 aplicada e registrada corretamente no SI-PNI.  O período do pagamento se refere às doses cadastradas  do dia 14 de junho ao dia 14 de julho.

“Esse é outro incentivo que o estado aprovou e é mais uma estratégia que busca garantir o avanço no registro das doses aplicadas no estado”, lembra o secretário.