A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF-PI), por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (PROGERE II), fez a entrega de equipamentos para a Associação dos Apicultores de Campo Maior (APICAM) e a liberação de recursos para a Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Pedro e comunidades. A entrega ocorreu na sede da associação na tarde desta quinta-feira (24).
Segundo a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, a ação visa aumentar a renda das famílias, dando suporte na estruturação das unidades de produção da apicultura. “É muito bonito ver o comprometimento dos agricultores e agricultoras de Campo Maior com o desenvolvimento da apicultura. Além de incentivar a produção do mel, estamos entregando os coletores de pólen, que é mais uma alternativa de ganho para os apicultores. O pólen é muito valorizado no mercado”, explica.
De acordo com a diretora do Progere II, Janaína Mendes, as associações estão sendo beneficiadas com investimentos no valor de R$ 294.809,09, que vão beneficiar 44 famílias de agricultores e agricultoras familiares, que atuam nas cadeias produtivas da apicultura, ovinocaprinocultura e avicultura. Na oportunidade, também foi anunciado a liberação de um investimento para a Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Pedro e comunidades adjacentes. “Temos muitas ações no território e estamos muito felizes em trazer mais esse investimento para os agricultores e agricultoras familiares”, conta.
Para Eleticia de Abreu, presidente da Associação da Comunidade São Pedro, que teve os recursos liberados, essa é uma grande ação que vai ajudar a melhorar renda da comunidade. “Nós estamos muitos felizes, principalmente nesse momento de pandemia, onde nossa renda sofreu uma queda. Esse projeto veio para aumentar a produção das nossas famílias, assim elas vão poder investir cada vez mais na agricultura familiar, tanto na ouvinocultura como na caprinocultura e poder aumentar a renda. Nós estamos muito gratos e vamos nos empenhar para o projeto seja um sucesso”.
O presidente da APICAM, Edilson dos Santos Silva, explica que a produção do mel é uma atividade sustentável, que não prejudica o meio ambiente e dá um renda boa aos produtores. “Essa ação representa um grande avanço para as famílias, principalmente para o grupo de mulheres apicultoras, que se tornam cada vez mais independentes com a produção do mel e agora do pólen também. Atualmente, uma colmeia dá em torno de 25 a 30 quilos de mel por ano, ou seja, 16 caixas de mel com uma qualidade muito boa”, aponta.
Elielsa de Sousa, apicultora da comunidade Bom Lugar, conta da sua experiência com a produção do mel e da expectativa de começar a produzir também o pólen. “Nós já temos uma boa produção de mel e com esse material que chega, com certeza, aumentaremos nossa produção e também a renda. Estamos animados para produzir o pólen, que será uma novidade para a gente. É um reconhecimento do nosso trabalho”, agradece a apicultora.
Registrou-se a presença ainda dos consultores do Progere II no território, Raimundo Azevedo e Raimundo Soares; do representante da Campo Agropecuária, Gustavo Saboia; do Presidente da Associação de Avicultores de Campo Maior, Edilson dos Santos Silva; da presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade São Pedro, Aleticia de Abreu, além de agricultores e agricultoras beneficiados(as).