O secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na mesa de abertura do evento de planejamento do primeiro eixo do Programa Brasil na Escola, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC, Helber Vieira, iniciou o evento. “Estamos fazendo nossa primeira jornada onde serão trazidas explanações para cada uma das redes sobre cada uma das estratégias que foram priorizadas para compor o portfólio de ações do programa Brasil na Escola”, explicou.
O foco do eixo está no atendimento às escolas com populações em maior vulnerabilidade social e que apresentam índices de fluxo escolar e aprendizagem mais baixos.
Nesse sentido, o apoio técnico e financeiro tem a finalidade de fortalecer as lideranças, buscando o aprimoramento das competências e habilidades de gestão a partir do uso de informações educacionais e evidências científicas, para auxiliar a tomada de decisão e o planejamento de ações.
O eixo busca também aperfeiçoar a organização pedagógica e escolar, fomentando metas, projetos e rotinas para a aprendizagem, em um esforço para a redução da reprovação e abandono escolar, com especial atenção às transições entre as etapas do Ensino Fundamental.
Para o secretário Ellen Gera, a iniciativa do MEC é valiosa. “É sempre importante o trabalho da educação e mantermos o engajamento do coletivo nessa busca ativa dos estudantes, em especial, nesse momento de pandemia. Eu acredito que o programa Brasil na Escola tem muito a contribuir neste momento e, de já, parabenizo o MEC pela ação. Vamos trabalhar todos juntos em prol da educação brasileira”, declarou.
Também estiveram presentes, virtualmente, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luis Miguel Garcia.
O programa Brasil na Escola busca iniciar as bases para uma agenda de inovações sobre a atual organização do Ensino Fundamental, bem como apoiar a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), sobretudo para os anos finais do Ensino Fundamental e está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação.