O Novo Piauí Center já começa a receber as primeiras ações de limpeza e pequenos reparos nesta segunda-feira (05). Com a assinatura do contrato de Parceria Público Privada (PPP) que aconteceu nesta manhã, a concessionária Prime Center inicia a gestão do local com o objetivo de potencializar a indústria de produção têxtil do estado e transformar o Novo Piauí Center em um shopping para a região Sul de Teresina, com espaços para entretenimento e alimentação.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, garante que mesmo durante a reforma os permissionários poderão continuar trabalhando, com as obras acontecendo majoritariamente no turno da noite e finais de semana a fim de não interromper os negócios. “No Piauí Center sempre teve gente trabalhando, mesmo nos momentos mais difíceis no pavilhão, mesmo com a pandemia, muitos lojistas continuaram no espaço pois é dali que tiram seu sustento. Então o Piauí Center não pode e nem vai parar, pelo contrário, vamos oferecer o desenvolvimento e infraestrutura para essas famílias”, comenta.

Os primeiros serviços, que incluem limpeza do espaço e pequenos reparos, iniciam já nesta segunda-feira e representam as primeiras oportunidades de geração de renda para a população possibilitadas pela PPP. “O projeto conta com 134 unidades comerciais gerando, no mínimo, quatro vagas de emprego por loja. Ou seja, são aproximadamente 500 empregos diretos ao todo. Além disso, serão gerados mais 300 empregos indiretos”, complementa Viviane Moura.

A Prime Center vai investir em torno de R$ 4 milhões nos primeiros seis meses de atuação e já conta com um cronograma de 90 dias com as primeiras intervenções no local. Nesse período, as prioridades serão reforma do telhado, renovação das instalações hidráulicas e elétricas, troca do piso, revitalização do estacionamento e iluminação. “Vamos trabalhar com foco em alguns pilares essenciais para o desenvolvimento como infraestrutura e boa comunicação com as pessoas”, aponta Deusimar Rodrigues, diretor-presidente da concessionária.

O governador Wellington Dias destaca que o empreendimento será um shopping para essa região que já tem uma base econômica forte e em crescimento no comércio e serviços. “Agora, administrado pela iniciativa privada, o Piauí Center vai receber investimentos ao longo do período do contrato de 25 anos e a garantia de uma gestão capaz de atrair mais iniciativas privadas e seguiremos como apoiador”, diz.

Para presidente da Associação dos Confeccionistas de Moda do Piauí, Wanderly Guimarães, os lojistas precisavam desse apoio e ele chegou em boa hora. “Muitos empreendedores estão aqui há mais de 10 anos. Esse lugar tem história. Hoje se encerra um ciclo, onde vivenciamos grandes momentos e tivemos muitas vitórias, mas estamos muito empolgados com o que vem pela frente”, conta.

A solenidade de assinatura do contrato contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Néri; do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; da embaixadora do Piauí Center, Gyselle Soares; da presidente da Câmara Setorial da Indústria de Confecções, Calçados e Acessórios do Piauí, Claudia Pontes; e de lojistas do Piauí Center.