Segundo o observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram registradas 1,4 mil notificações de acidentes de trabalho em 2020 no Piauí. Na série histórica, o Piauí registrou, no total, entre 2012 e 2020, mais de 47 mil acidentes de trabalho.Mesmo com esses dados expressivos, o Piauí é o sexto estado com menor número de notificações de acidente de trabalho, ficando atrás apenas de Alagoas, Roraima, Acre, Amapá e Sergipe. Esse resultado é reflexo de políticas de prevenção aos acidentes de trabalho implantados pelas empresas.
A Piauí Conectado se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores e realiza semanalmente ações que prezam pela segurança de todos. Além da realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que ocorre todos os anos, os colaboradores da Piauí Conectado participam periodicamente de treinamentos de Segurança do Trabalho, que envolvem, dentre outras atividades, ações de prevenção e o combate ao incêndio, e dos Diálogos Semanais de Segurança (DSS), ocasião em que são abordados diversos assuntos relacionados à segurança no trabalho.
Joaquim Filho é coordenador de Segurança do Trabalho e presidente da CIPA da Piauí Conectado. Ele conta que ser escolhido como presidente da comissão é uma responsabilidade muito grande. O presidente da comissão é responsável por estabelecer o contato entre os membros da Cipa, a direção e outros setores da empresa que podem auxiliar na realização de ações em prol da segurança no trabalho.
“A Cipa é composta por colaboradores de todos os setores. Os membros da Comissão são responsáveis por auxiliar o setor de Segurança do Trabalho na orientação e minimização de riscos e doenças ocupacionais”, explica Joaquim.
Determinadas pela legislação vigente, em especial as Normas Regulamentadoras (NRs), a Cipa e o setor de Segurança do Trabalho são entes fundamentais para a prevenção dos acidentes de trabalho, zelando sempre pela saúde ocupacional dos colaboradores.
Para Wanderson Paes de Sousa, técnico em manutenção em fibra óptica júnior, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletivos é de extrema importância para a execução do trabalho. “Quem trabalha em altura e próximo da rede elétrica tem que estar devidamente paramentado como manda as NR10 e NR35. A empresa se preocupa bastante com isso e nos ofereceu todo o treinamento e EPIs necessários para que possamos trabalhar com segurança”, afirma.
Piauí Conectado
A Piauí Conectado é uma empresa que possui parceria público-privada com o Governo do Estado, consolidada por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) e da Agência de Tecnologia do Piauí (ATI-PI). A concessionária é responsável pela implantação de uma rede de internet fibra óptica de alta qualidade e confiabilidade em órgãos estaduais e espaços públicos em todos os municípios do Piauí, beneficiando milhões de piauienses.