A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, integra o grupo de secretários do governo que participam da reunião do Consórcio Nordeste na Europa junto ao governador Wellington Dias. Durante o evento em Paris, o grupo apresentou a 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste. Os empresários também puderam esclarecer dúvidas sobre as ações de sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saneamento e energias limpas que vêm sendo implementadas pelo Governo do Estado, por meio de, inclusive, abertura de parcerias público-privadas (PPPs).
Na primeira reunião, nessa segunda-feira (18), que ocorreu no Ministério da Economia da França, tratou-se sobre parcerias e troca de informações a respeito dos territórios de inovação, transição digital, qualificação para o mercado e desenvolvimento sustentável, com destaque para as áreas de água, energia e resíduos sólidos.
No mesmo dia houve uma reunião sobre turismo e desenvolvimento sustentável, ocasião em que a secretária Sádia Castro pôde ressaltar a situação privilegiada do estado do Piauí. “Possuímos a maior área preservada fora da Amazônia Legal, com 16 unidades de conservação. Mostramos que o turismo do Piauí está intrinsecamente ligado à preservação, a exemplo do Canyon do Rio Poty e Parque do Rangel”, destaca a gestora.
Durante a tarde, Castro conheceu a usina de tratamento de resíduos sólidos francesa Syctom, que produz energia a partir do lixo. “Um projeto vigoroso de valorização de dejetos, que que transforma lixo em energia”, afirma a secretária.
Nesta terça-feira (19), a secretária do Meio Ambiente está em reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com o governador Wellington Dias. “Apresentamos os esforços do estado do Piauí em agricultura familiar, Ativos Verdes e etc. Entregamos ainda uma carta de intenções elaborada para conseguirmos os investimentos nos projetos ambientais no nosso estado, especialmente para estruturação dos nossos parques e investimentos nos Ativos Verdes”, acrescentou Sádia.
O Governo do Estado busca apoio da Agência de Desenvolvimento Francesa (ADF) para o projeto Crescimento Verde e Desenvolvimento Sustentável. ADF financia e acompanha projetos que melhoram a vida da população, com foco na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos resultados do Acordo de Paris.