A Escola de Teatro Professor Gomes Campos realiza, nesta quarta-feira (20), a I Mostra de Curtas-metragens, no Teatro Torquato Neto, a partir das 17h30. Os trabalhos são resultado de cursos desenvolvidos pelo ator, diretor e coordenador de audiovisual da escola, Franklin Pires. Desde 2017, a escola oferece curso de cinema e audiovisual, onde são produzidos alguns trabalhos que vão direto para a plataforma YouTube.
Este ano, a escola se mobiliza para lançar o mais recente curta, chamado “O confessionário”, um terror trash que se caracteriza por ser um filme de baixo orçamento com a presença do humor negro.
“Em cada curso ofertado aos alunos e a comunidade em geral, os objetivos são variados. Em alguns deles são voltados à produção, onde há aulas de roteiro, direção e produção de curtas-metragens. Em outro momento são direcionados somente aos alunos da escola para exercitarem o trabalho de ator para câmera”, conta o ator e diretor Franklin Pires.
O curso de audiovisual também é itinerante e oferecido em cidades do interior do estado, como o caso da cidade de José de Freitas, onde as aulas resultaram no curta “As fofoqueiras”. A cidade de Bom Jesus também vai receber um desses cursos no próximo Festival das Rabecas, que será realizado de 28 a 30 de novembro.
Após a exibição da mostra, haverá uma conversa com o público, onde serão abordados a interpretação para o cinema e os diversos questionamentos que permeiam a sétima arte.
Lista de filmes que serão exibidos na mostra:
Como se faz um pequeno príncipe – documentário sobre uma criança que aprendeu a ler para fazer uma peça de teatro;
Zumbidiotas – websérie de quatro episódios que mostra como seria o apocalipse zumbi em Teresina;
Intolerância – o Piauí no ano 2040, após um golpe de Estado que transforma todos aqueles contrários às ideias do governo inimigos do Estado;
As Fofoqueiras – duas amigas se encontram na porta de uma igreja para falar da vida alheia;
O Confessionário – cinco jovens são pegas por um psicopata e forçadas a confessar seus segredos.