Nesta segunda-feira (16), foi realizada a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para a reforma e ampliação do Centro de Equoterapia de Teresina. O investimento ultrapassa o valor de R$ 320 mil e irá revitalizar a sede do projeto, que funciona na Cavalaria da Polícia Militar do Piauí, a fim de fortalecer o desenvolvimento das ações oferecidas pela equoterapia e ampliar o número de beneficiários.
Atualmente, o projeto atende cinquenta e cinco praticantes na capital, entre três e cinquenta anos de idade, com atividades de hipoterapia, educação e pré-esportivo, orientadas por profissionais qualificados.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo; a deputada federal Rejane Dias e o comandante geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho Melo.
De acordo com Mauro Eduardo, em breve a equoterapia também irá receber um veículo adaptado tipo van, adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu. “Essa reforma vai melhorar o atendimento e oferecer ainda mais qualidade na reabilitação das pessoas com deficiência atendidas por esse importante projeto aqui em Teresina. Já temos exemplos reais de praticantes que melhoram sua mobilidade por meio de método terapêutico que utiliza o cavalo como abordagem interdisciplinar”, declara o gestor.