A Fazenda da Paz, entidade parceira do Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas), realizou, no último domingo (15), mais uma graduação e também retornou com visitas familiares, na Comunidade Terapêutica Terra da Esperança, localizada em Timon (MA).
De acordo com o coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Luís Barbosa, o evento marcou mais um passo importante dado por aqueles que agora levarão uma vida fora do centro de tratamento. “Há um ano, dependentes chegaram, junto com a família, totalmente debilitados em todos os sentidos. Essa graduação é sinônimo de renovação, de que estamos devolvendo eles limpos. O período de um ano é difícil, a rotina do dia a dia muda, mas conseguimos”, destaca.
“Primeiramente por um momento de desintoxicação, não só do organismo, mas de pensamento, de alma. Temos um tripé, que é a oração, trabalho e disciplina. Além da conscientização, que é uma técnica para a firmeza. Um homem que tem consciência do que quer consegue andar com suas próprias pernas”, explicou Célio.
Para Sérgio Gomes, que recebeu o certificado da conclusão de uma etapa, após 1 ano em que passou acolhido na Fazenda da Paz, esse dia era muito aguardado. “Aqui, durante esse ano, eu consegui as ferramentas necessárias para ter uma vida tranquila lá fora, que vai ser a parte mais difícil e mais importante”, conta.
Retorno gradual das visitas
A graduação foi mais especial por conta da volta gradual da visita de familiares. Respeitando as normas de saúde por conta da pandemia, foi permitida apenas um familiar por acolhido. Sabemos a importância desse momento para todos. Esperamos que em breve volte tudo como era e possamos compartilhar o nosso amor também através do abraço.
Como protocolo, além da limitação de familiares por acolhido, havia álcool em gel acessível, todos usando máscara e tiveram sua temperatura medida na entrada da Comunidade Terapêutica.