A Universidade Aberta do Piauí (Uapi) oficializou o lançamento da terceira etapa de sua ampliação, em solenidade realizada na última terça-feira (17), durante uma série de inauguração de obras organizada pelo Governo do Estado. Na oportunidade, estiveram presentes o governador do Piauí, Welington Dias; o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto; a vice-reitora Rosineide Candeia, a coordenadora-geral da Uapi, Ana Angélica Costa; além de outros representantes do Estado e da Uespi.
Atualmente, a Uapi está presente em 120 municípios, ofertando o curso de bacharelado em Administração. Com o lançamento do novo edital por meio do site do Nucepe, serão ofertadas mais 3.150 vagas para 63 polos. Desta forma, a Uapi estará presente em mais de 180 municípios do Piauí ofertando um ensino de qualidade e acessível para todos. Ao todo, a Uapi atende e transforma a vida de mais de 7.000 alunos no Piauí.
Na cerimônia, o reitor Evandro Alberto destacou que a Uespi é referência em ensino na modalidade on-line. O novo edital possibilita o fortalecimento do ensino superior piauiense. “A Uapi leva oportunidade àquelas pessoas que não teriam condição de fazer um curso superior presencial, porque muitas vezes é desprovido da condição necessária de deslocamento, de moradia. Hoje, eles têm acesso a um curso superior de qualidade”, ressalta.
O governador Welington Dias pontuou que a oferta de vagas está dentro de um dos objetivos do Governo do Estado de ampliação do ensino e extensão. “Agora, todas as cidades do Piauí podem ter ensino universitário. Sempre traçamos uma trajetória do fomento à educação. O objetivo da nossa gestão é trazer uma educação que acompanhe desde o ensino primário até o ensino superior. Por meio da Uespi conseguimos construir essas oportunidades para todos”.
A coordenadora-geral da Uapi, Ana Angélica Fonseca, acrescenta que a universidade está com as melhores expectativas para o lançamento da terceira etapa da Uapi. “Em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), a Uespi está capitaneando essa extensão da Uapi para outros municípios do Estado, levando educação de qualidade, assim como a Uespi carrega em todos os seus cursos. O projeto visa levar a educação a nível de graduação ao maior número de pessoas que não são assistidas em nosso estado. Então, estamos otimistas e felizes por fazermos parte desse objetivo”, fala a professora.
O edital está disponível no site do Nucepe e pode ser encontrado também no site do Nead. As inscrição serão realizadas entre os dias 22 de agosto até 12 de setembro.
Veja o edital Vestibular UAPI 2021
Dentre os outros destaques da cerimônia híbrida, estava também a inauguração das obras no Centro Estadual de Tempo Integral Residencial Pedra Mole.
Sobre a Uapi
A Universidade Aberta do Piauí (Uapi) criada em 16 de dezembro de 2016, por meio do Decreto 16.933/16 e institucionalizada por meio da Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021, é um sistema que visa a expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior a distância por meio da mediação tecnológica.
A instituição tem como base o uso do Canal Educação e está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e credenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
O Núcleo de Educação a Distância (Nead) é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento da Uapi – atuando em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapepi) se comprometendo, junto ao Governo do Estado do Piauí, ampliar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade a todos os municípios.
Atualmente, a Uapi está presente em 120 municípios, ofertando curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O Piauí possui 224 municípios, destes, 162 já possuem ensino superior público na modalidade presencial e/ou a distância. A proposta da terceira fase de expansão da Universidade Aberta do Piauí é a implementação de 63 novos polos com a oferta de 50 vagas por polo, totalizando mais de 3.150 vagas.
A Uapi propicia a articulação com entes governamentais, IES públicas e organizações interessadas, enquanto viabilizam mecanismo alternativos para o fomento, a implantação e execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada; funcionando como um instrumento para a universalização da graduação a municípios distantes e isolados, e com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).