A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estabelece critérios e procedimentos necessários para uso do Complexo Esportivo da pista de Atletismo do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

De acordo com o coordenador da pista e professor do curso de Educação Física da Uespi, Moisés Mendes, as normativas de uso foram propostas pelo colegiado do curso de Educação Física e aprovadas pelo Conselho Superior da instituição. “As entidades, treinadores e demais pessoas autorizadas devem seguir rigorosamente as normativas. As práticas serão supervisionadas e em caso de algum eventual problema o uso da pista será suspenso. Todo esse cuidado é feito para que a gente possa manter a pista em condições de uso e evitar desgaste que vão além dos que já estão previstos”, explica.

Atletas durante a inauguração da pista de atletismo da Uespi |foto: Arnaldo Alves

Veja a seguir algumas regras e informações sobre a utilização da pista:

Quem pode usar a pista?
Podem utilizar a pista alunos e professores do curso de Educação Física da Uespi e demais instituições de ensino, entidades, treinadores e seus atletas, além dos responsáveis por eventos relacionados ao atletismo com padrão nacional e internacional. A pista não será liberada para personal trainer e nem para fins de caminhada e atividades semelhantes da população.

Quais os procedimentos necessários para liberação?
O solicitante que se encaixa nos perfis de uso da pista deve dar entrada no protocolo da Uespi pelo e-mail: protocologeral@uespi.br, via ofício direcionado à coordenação do curso de Educação Física, informando os dias e horários pretendidos, a quantidade de pessoas, além de anexar uma cópia da carteira de identidade, cópia do diploma do curso de Educação Física e cópia da Carteira do Conselho de Educação Física.

Quais os horários e dias disponíveis? 
Durante o turno da manhã, a pista é de uso exclusivo do curso de Educação Física da Uespi, para aulas e o desenvolvimento de pesquisas e projetos. Nos turnos tarde e noite, de segunda-feira a sexta-feira, a pista é cedida para as atividades dos demais representantes autorizados.

Como vai funcionar os projetos sociais da comunidade?
Os projetos sociais da comunidade serão classificados como projetos de extensão do curso de Educação Física, devidamente regulamentados na Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex) e acompanhados por um professor do curso de Educação Física. Os treinadores desses projetos deverão abrir vagas para que a comunidade possa ser atendida.

Cidadão Olímpico – correndo na frente é o nome do primeiro projeto registrado no Conselho de Extensão e totalmente apto ao uso da pista. O projeto é coordenado pelo medalhista de prata no revezamento 4x100m da Olimpíada de Sidney, em 2000, Cláudio Roberto, e possui como público-alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As atividades estão previstas para começar ainda neste mês de agosto.

Integrantes do projeto Cidadão Olímpico – correndo na frente |foto: Arnaldo Alves

 

Como faço para entrar em contato em caso de outras dúvidas?
Se persistir alguma dúvida entre em contato com a coordenação do curso de Educação Física da Uespi ou com o professor Moisés Mendes através dos e-mails (coordeducacaofisica@ccs.uespi.br) e (moisesmendes@ccs.uespi.br). Confira também a resolução de regulamento disponível.

Resolução Conaplan 004 de 2020

Resolução Conaplan 005 de 2021

 

 

Fonte: Ascom Uespi