A Escola Piauiense de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou, na última terça-feira (24), um bate-papo interativo sobre “Vida no Trânsito”. O público-alvo foram os jovens com a faixa etária entre 15 a 29 anos que residem na cidade de Antônio Almeida, a 402 km de distância de Teresina.
O evento faz parte da programação da “Semana da Juventude de Antônio Almeida” organizado pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), e engloba o projeto “Caravana Juventude Ativa”.
A educadora da Escola Piauiense de Trânsito, Oneide Santos, explicou aos jovens sobre os perigos da imprudência no trânsito e o impacto que é ocasionado pela morte ou as sequelas mantidas após um acidente, tanto para os jovens quanto para a família dos envolvidos. Além disso, durante o bate-papo a educadora explicou as simbologias e algumas novas regras do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Ensinar educação no trânsito para esses jovens é de extrema importância atualmente, uma vez que vemos constantemente as taxas de mortes, por acidente no trânsito, aumentando devido a imprudências que poderiam ter sido evitadas com a conscientização das ações desses envolvidos. É muito importante o trabalho da Cojuv, e admiro muito a preocupação dessa coordenadoria com nossos jovens, esse é o melhor caminho para nossas futuras gerações”, afirmou a educadora.
O evento será realizado até a próxima sexta-feira (27), e trará diversas atividades e debates para a juventude. São oficinas de teatro, dança, grafite, maquiagem, percussão e design de sobrancelha, além de discussões sobre valorização da vida, juventudes e violência e o uso abusivo de drogas.
Todas as atividades são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Antônio Almeida.