O Governo do Piauí, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), entrega nesta sexta-feira (27), o Título Coletivo de propriedade de Terra (na modalidade doação), para a comunidade tradicional Salto, em Bom Jesus, sul do Estado. Serão beneficiadas 137 famílias. A solenidade de entrega do documento acontecerá às 16h, no Teatro Alard, com a presenças do governador Wellington Dias, do diretor-geral do Interpi, Chico Lucas e da gerente de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT), Rosalina dos Santos.
A regularização fundiária com a titulação e matrícula do território em nome da comunidade traz bem-estar à comunidade. A titulação em Salto encerra uma etapa no itinerário da comunidade e abre outra em seu proveito. A titulação definitiva da comunidade Tradicional Ribeirinha-Brejeira Salto é, sem dúvida, uma importante conquista para as comunidades tradicionais que resistem e lutam pela garantia do direito à terra.
Esse acontecimento também é um marco histórico para o Piauí, que registra mais uma comunidade tradicional com a garantia de propriedade de seu território, sendo, portanto, a primeira comunidade tradicional ribeirinha-brejeira a receber o Título Coletivo outorgado pelo Governo Estadual, por meio do Interpi, em cumprimento à Lei nº 7.294/19.
Morro do Chapéu
Também serão entregues os títulos dos imóveis rurais para as 137 famílias do Assentamento Santa Cruz I, na cidade Morro do Chapéu. A solenidade será realizada às 16h, na Escola Municipal Antonio José de Lima, com as presenças da vice-governadora, Regina Sousa e da diretora Fundiária do Interpi, Clarecinda Jesuíno.
Como medida de segurança contra a Covid-19, a programação contará com público restrito, uso de máscara por todos os participantes e distanciamento social.