O bate-papo sobre “Valorização da vida” ocorreu na quinta-feira (26) e teve ampla participação dos jovens da cidade. Foto: Ascom Cojuv

Terminou na última sexta-feira (27) a Semana da Juventude de Antônio Almeida. O evento foi realizado pela Prefeitura do município em parceria com a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv). As atividades tiveram início na terça-feira (23). Foram oficinas e bate-papos do projeto Caravana Juventude Ativa, que é uma ação da Cojuv.

Dentre as atividades, houve os bate-papos sobre “Vida no trânsito”, “Prevenção ao uso de drogas”, “Valorização da vida” e “Juventudes em tempo de violência”. Já as oficinas foram: de grafite, design de sobrancelha, teatro, dança e percussão.

De acordo com o coordenador de cultura do município, Rerontty Tavares, muitos problemas são vivenciados no município, que já teve casos de suicídio e cujo consumo de álcool é recorrente. “Tivemos interesse em trazer esses debates especificamente porque são problemas que percebemos em Antônio Almeida e queríamos que os jovens saíssem disso e pudessem vivenciar uma coisa nova, que são essas atividades”, disse.

Outro ponto destacado por Tavares é o resgate de atividades culturais que antes eram fortes no município, como o teatro e a dança, além da introdução de coisas novas aos jovens da cidade, caso da percussão.

Kêmylly Gomes Lima, de 20 anos, é uma das jovens que participaram do evento. Ela se inscreveu no bate-papo de “Prevenção o uso de drogas”. “Achei necessário porque a gente está mostrando e ensinando o que é certo e o que é errado para crianças, jovens e adultos. O evento uniu bastante a cidade. E, apesar de a gente ainda estar de quarentena, conseguiu tirar algumas pessoas de dentro de casa que estavam com ansiedade e depressão e eu acho que isso ajudou muito nessa questão”, afirmou.

Durante o evento, o coordenador estadual de juventude, Vicente Gomes, incentivou os jovens do município a se imunizarem. E afirmou que esse procedimento é fundamental para que projetos como a Caravana Juventude Ativa voltem a ser executados de forma plena. “Foi um aprendizado para nós, da Cojuv, com os novos protocolos relacionados à covid-19, mas conseguimos realizar algumas atividades e perceber a ansiedade da juventude local de estar participando do evento presencial”, disse Gomes.

O secretário municipal de juventude, esporte, lazer e turismo, Aluciano Coelho de Sá, avaliou positivamente o evento. “Estou achando ótimo o desempenho dos nossos jovens, desde a forma como receberam a Caravana Juventude Ativa ao fato de estarem comparecendo em bom número, participando dos cursos, das oficinas e dos bate-papos”, afirmou.

Fonte: Ascom Cojuv