A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente. E o Hospital Getúlio Vargas (HGV) programou uma série de atividades alusivas à data.
A coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente do HGV, Nirvânia Carvalho, destaca que o hospital desenvolve várias atividades ao longo do ano, com o objetivo de disseminar os protocolos que reforçam a prática de segurança, tanto de pacientes quanto dos profissionais.
Nirvânia lembra que o HGV já implantou as seis metas internacionais de segurança estabelecidas pela OMS: identificação do paciente, prevenção de lesão por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prática de higiene das mãos em serviços e prevenção de quedas.
“Devido a todo o contexto que estamos vivendo por conta da Covid-19, o HGV tem se engajado ainda mais no cumprimento dessas metas internacionais para, assim, diminuir os riscos de incidentes”, conclui Carvalho.
Programação:
· Data: 17/09 (Sexta-feira)
· Local: Auditório do HGV
· 8h30 – Abertura Oficial/Segurança do Paciente
· 9h Palestra: Segurança do Paciente no Contexto da Pandemia Covid-19
Ministrante: dra. Nirvânia do Vale Carvalho- coordenadora do NQSSP do HGV
· 9h30 Colaboradores Destaques em Segurança do Paciente
· 10h30 Lançamento do Google Forms para Notificação de Eventos Adversos