A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), o curso de Formação de Multiplicadores no Atendimento das Urgências Psiquiátricas. O evento, que conta com o treinamento da equipe do Samu Metropolitano de Recife, é realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O curso é voltado para os profissionais do Corpo de Bombeiros, Samu, CAPS, Polícia Militar e hospitais que possuem leitos psiquiátricos. “Essa capacitação partiu de um termo de cooperação técnica assinada pela Sesapi, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, pois essas equipes sentiam dificuldades no atendimento aos pacientes com transtornos mentais, com isso elaboramos essa capacitação, que conta com três profissionais do Samu de Recife, que estarão treinando nos dias 21 e 22 de novembro nossas equipes”, disse a coordenadora do Samu estadual, Christianne Macêdo.
A enfermeira Maria Auxiliadora, do Núcleo de Educação Permanente do Samu Metropolitano de Recife, explica como está sendo realizada a capacitação. “Nós viemos com a proposta de trazer um pouco da nossa experiência, de como o profissional precisa primeiro ter o autoconhecimento dele, para que possa tratar melhor a vítima e abordar os transtornos mentais de uma forma mais tranquila, como a proposta que é do Ministério da Saúde. A gente vem trazendo uma comunicação terapêutica mais objetiva, novas formas de contenção física, onde o profissional não vê o paciente apenas como uma mente doente, mas como um corpo de um modo geral”, comenta Auxiliadora.
A partir desse treinamento de multiplicadores, os profissionais vão capacitar suas equipes de origem, nas cidades e nas corporações, para que eles fiquem aptos na abordagem de transtornos psiquiátricos. “Foi elaborado um protocolo que diz em que caso o Samu vai fazer esse atendimento e em que caso será solicitada o apoio do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar, e quem vai acionar essas instituições será o médico regulador do Samu”, afirmou a coordenadora.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, prestigiou o treinamento e agradeceu a parceria da Secretaria da Saúde de Pernambuco. “É muito importante o trabalho que estamos realizando em parceria com a Saúde de Pernambuco, que está nos auxiliando em três projeto. Esse curso é de grande relevância, pois devemos atender com mais presteza esses pacientes com transtornos mentais”, enfatizou o gestor.