No dia em que se celebra o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, 24 de setembro, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), inaugurou uma unidade de beneficiamento de óleo de babaçu na comunidade Fortaleza III, município de Esperantina. A obra foi realizada por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), com recursos do Banco Mundial e com assistência técnica do Emater.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, conta que a unidade é uma conquista para a comunidade Fortaleza III. “Foram investidos R$ 253.500,00 nesta obra. A unidade de beneficiamento contém equipamentos para a extração do óleo do coco babaçu, uma importante ação que vai aumentar a produção e a qualidade do óleo da comunidade,” comenta Patrícia Vasconcelos.

Presente na inauguração, a vice-governadora Regina Sousa também comentou sobre a importância da obra. “É uma ação que reconhece a luta por autonomia, qualidade de vida e para defender as florestas de babaçuais, onde vivem e trabalham as quebradeiras de coco”, afirma.

Na ultima sexta-feira (24), foi celebrado o dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, resultado de um projeto de lei do deputado estadual Francisco Limma e também fruto da organização do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). “A entrega dessa unidade, hoje, significa muito. Primeiro, a geração de renda para as mulheres e consequentemente significa mais liberdade. Além da lei que instituiu o Dia das Quebradeiras de Coco Babaçu, nossa pauta agora é em defesa da aprovação da Lei do Babaçu Livre”, defende Helena Gomes, coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.

Seguindo a agenda da comitiva, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) esteve também na localidade Olho D’água dos Negros, município de Esperantina. O objetivo da visita foi realizar a assinatura da ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento de água. O sistema vai ser de grande importância para os moradores, pois irá possibilitar o acesso à água de qualidade.

Ainda em Esperantina, a secretária Patrícia Vasconcelos acompanhou a entrega de títulos rurais entregues pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi) às famílias das comunidades Chapada da Limpeza e Campestre. E finalizando a agenda no Território dos Cocais, a comitiva participou de reuniões nos municípios de Esperantina e Batalha, onde ocorreu a apresentação do Projetos de Quintais Agroecológicos.

O objetivo dos quintais é ampliar o acesso às tecnologias socioambientais de base ecológica, produzir trabalho, fortalecimento da subsistência e geração de excedentes para a comercialização. As apresentações foram realizadas pelo prof. dr. da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Josenildo Sousa, que esteve acompanhado da prof. dra. Carla Suzy (UFDPar) e Neto Oliveira, auxiliar de projetos (UFDPar).