Reeducandos da Grande Teresina assistiram, nessa terça-feira (28), à primeira revisão para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020), certame que será realizado em outubro. A revisão foi realizada no Ginásio da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, e reuniu internos da capital e de Altos.

As ofertas de ensino no sistema prisional piauiense são por meio da parceria entre a Secretaria da Justiça e a Secretaria da Educação. Anualmente, os internos participam tanto do Encceja quanto do Enem, por exemplo.

Para a professora Conceição Andrade, coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na Seduc, a revisão representa a possibilidade de mudança de vidas através da educação.

“Essa parceria tem oportunizado ao reeducando de ter a conclusão do ensino fundamental e médio. Foi muito bonito ver nos olhos de cada um a força de vontade. É transformação. A educação transforma o mundo, mas o mundo transforma vidas”, comentou a professora Conceição.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, vê a parceria entre a Sejus e a Seduc como grandiosa. “É um momento de muita alegria e gratidão por esta parceria com a Seduc, que proporciona, junto com a Sejus, a oportunidade aos nossos reeeducandos de mudar suas vidas tendo como fundamento a educação, que transforma e ressocializa. É muito importante para o Piauí, que, também, ficou em segundo lugar no país em número de inscrições para o exame nacional”, ressaltou o gestor.

Fotos: Ramiro Pena/Sejus

Fonte: Ascom Sejus