Alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, auxiliaram estudantes de uma escola pública de Teresina na preparação para a Olimpíada Brasileira de Geografia. Os discentes do Ceti Zacarias de Góis conquistaram medalha de Ouro, Prata e Bronze na competição nacional.

Sob a coordenação da professora Clemilda Bandeira, os acadêmicos João Vyctor de Sena, Karoline Silva, Valdenilson Carvalho, Luís Felipe de Freitas e Ana Clara atuam, desde junho, com ações de orientação para os alunos do Ceti. “Começamos a reunião com os alunos na plataforma Google Meet, todas as quintas-feiras, com o intuito de apresentar resoluções de questões e breves explicações de conteúdos que costumam cair nas provas, além de algumas dinâmicas e discussões de temas da atualidade”, disse João Vyctor, estudante do 5º período do curso.

Preparativo para a Olimpíada de Geografia

Luís Felipe, também discente do 5º período, destaca que nos encontros eram abordados conteúdos sobre geografia física, imigração, desigualdade, dentre outros assuntos atuais. “Incentivamos os alunos a buscarem temas importantes da atualidade para serem debatidos, pois prezávamos pela participação ativa deles durante a preparação para a olimpíada”, frisou o estudante.

Além das reuniões semanais no Google meet, os Pibidianos também realizavam acompanhamento com todas as equipes da escola – que estavam participando da Olimpíada – por meio de grupos no WhatsApp.

Equipes 

Dentre as equipes do Ceti Zacarias de Góis que estavam concorrendo, conquistaram a premiação: equipe Exploradores do novo mundo, com medalha de Ouro; equipe Geodesbravantes, com medalha de prata; e equipe Supremos, com medalha de Bronze. Os jovens participantes da olimpíada são alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.

Representantes das equipes premiadas

Os estudantes foram submetidos a três fases na olimpíada. Segundo Karoline Silva, no decorrer das fases aumentava a dificuldade das provas. “Incentivamos os alunos a seguirem, eles foram lá e deram o seu melhor, quando saiu o resultado final das três fases, vimos que houve (dentre as nossas) equipes medalhistas e que uma iria representar o Piauí na fase nacional. Foi um sentimento de alegria, satisfação e muita emoção”, detalhou a futura docente.

A 4ª fase será no mês de outubro e a competição segue em âmbito nacional.

Experiência

A professora Clemilda Bandeira, supervisora do Pibid na escola,  destaca que a colaboração dos Pibidianos foi fundamental para a conquista que os discentes obtiveram na olimpíada.

Yasmin Antonela, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Ceti Zacarias de Góis, conta que a preparação foi bastante eficiente. De acordo com ela, a premiação representa uma grande vitória frente a todas as dificuldades que os alunos enfrentam com o ensino remoto. “Pelo nível da prova ser elevado, afinal era o Brasil todo que estava a concorrer, ficamos inseguros em vários momentos e questionando se o sonho de medalhar realmente iria se concretizar, mas no fim deu tudo certo. Estamos muito felizes, pois foi muito mais que uma simples conquista de uma medalha: foi uma vitória contra as mais diversas barreiras que ainda existem na escola pública. Agora sabemos que somos verdadeiros vencedores!”, concluiu a aluna, representante da equipe que conquistou a medalha de Ouro.

 

Fonte: Ascom Uespi