A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), em uma realização da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), atendendo a uma iniciativa da Ouvidoria-Geral Externa, irá promover, na próxima segunda-feira (11), o evento “Jornalismo e Direitos”. A iniciativa busca promover a educação em direitos, esclarecendo a população sobre quais direitos elas possuem, de forma clara e acessível, informando sobre como agir para que seus direitos sejam reivindicados e respeitados.
O evento poderá ser acompanhado pela plataforma Zoom, e pelo canal oficial do Youtube da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Para os interessados em participar, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de outubro, às 12h, acessando o site da Defensoria, na área cursos. A Esdepi informa que o link para acesso à plataforma Zoom e confirmação da presença será enviado para os e-mails informados pelos participantes no ato da inscrição.
A abertura do evento está prevista para às 15h, e contará com a participação da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa.
De acordo com o ouvidor da DPE-PI, Djan Moreira, que será o responsável pela mediação do evento, a ação busca promover a educação em direitos, uma das funções institucionais da Defensoria Pública, facilitando assim o acesso aos direitos e deveres de cada indivíduo. “Com o repórter especial da TV Globo e da equipe do Fantástico, Marcelo Canellas, como palestrante, e tendo o defensor público Jeiko Leal como debatedor, a palestra ‘Jornalismo e Direitos’ é mais uma contribuição da Esdepi, em parceria com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, nessa educação em direitos. Esperamos que as pessoas cada vez mais possam acessar os seus direitos, e para acessar, as pessoas precisam conhecer”, destaca Djan Moreira.
A partir das 15h10 terá início a primeira palestra do evento, que será ministrada pelo jornalista Marcelo Canellas, graduado em jornalismo pela UFSM, que exerce a função de repórter especial da TV Globo desde 1990 e atualmente integra a equipe do programa Fantástico. O profissional possui em seu currículo a cobertura de diversos temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos. Ganhou mais de 50 prêmios jornalísticos nacionais e internacionais por suas reportagens que denunciaram a fome no Brasil no começo dos anos 2000. Desde o início da pandemia da Covid-19, Marcelo Canellas dedicou-se especialmente à denúncia de desmonte das políticas ambientais que fragilizam a Amazônia e põem em risco a integridade e a sobrevivência dos indígenas e demais povos da floresta.
O evento terá como debatedor o defensor público Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, lotado na 3ª e 4ª Defensorias do Tribunal do Júri da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
Os certificados de 1h/aula serão disponibilizados no site da Defensoria até sexta-feira (15).