Cerca de 80 reeducandos da Grande Teresina estiveram atentos às dicas e explicações dos professores, neste sábado (09), durante a primeira revisão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2021).

A revisão aconteceu no Ginásio da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, e reuniu internos da capital e de Altos. A aplicação das provas está programada para o mês de janeiro de 2022.

A ação aconteceu em parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ao longo do ano, os internos participarão de revisões para a preparação do certame.

De acordo com a coordenadora de educação prisional da Sejus, Jussyara Valente, o preparatório também acontece nas unidades do interior do Piauí. “Além da grande revisão em Teresina, os internos das unidades penais do interior também estão participando de revisões, através do nosso projeto Pré-Enem na Estrada, em que nós vamos até as penitenciárias, juntamente com os professores da Seduc, para dar dicas e tirar todas as dúvidas daqueles que irão realizar o exame”, explica.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, destacou a importância dos programas de educação no sistema penitenciário.
“O Piauí é o estado que lidera o número de internos inscritos em programas de educação como o Encceja e o Enem PPL. Acreditamos que reforçando estes programas nas unidades, teremos mais detentos ressocializados e, com isso, conseguindo mudar a vida destas pessoas. Aproveito para externar minha gratidão à Seduc pela parceria. Juntos estamos conseguindo fazer um grande trabalho”, completou.

Para a professora e coordenadora de Pré-Enem da Seduc, Hildalene Pinheiro, a educação é uma grande ferramenta para mudar realidades. “A educação vai muito além do conhecimento. Ela é a grande responsável por transformar a vida das pessoas. E, hoje, eu e outros professores da Seduc estamos aqui para exatamente isso: dar oportunidade para que estes internos façam uma boa prova, sejam aprovados e consigam recomeçar suas vidas”, finalizou.