Cerca de 1.144 famílias foram beneficiadas com a doação de terras no mês de setembro, de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), no último dia 3 de outubro. Um marco histórico para o estado.
No mês de setembro, a regularização fundiária foi concluída e foram entregues mais de 650 títulos definitivos de propriedade de terra, que trarão segurança jurídica e mais esperança para as famílias que vivem e trabalham no campo. O título pode ser individual ou coletivo, como nos assentamentos, por exemplo, que é dado um título coletivo que beneficia várias famílias.
Para o diretor do Interpi, Chico Lucas, a sensação é de dever cumprido. “Esta é uma gratificante certeza do dever cumprido! O Governo do Piauí, por meio do Interpi, tornou possível o sonho da terra própria regularizada para mais de 1.144 famílias de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e integrantes de comunidades tradicionais piauienses”, afirmou o gestor.
Com as parcerias da Corregedoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), PRO Piauí, Banco Mundial, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), prefeituras e dos cartórios de cada município, cada vez mais famílias estão sendo beneficiadas com os títulos de terra.
Títulos de propriedade de terra entregues em setembro
Assentamentos Vassouras, Vizeu, Salva Terras, Douro I e II – José de Freitas – 294 títulos/ famílias
Assentamento Vaca Brava II – Cabeceiras do Piauí – 60 famílias atendidas
Assentamentos Nova Olinda, Barro Preto, Sossego, Junco Trindade, Bosque I e II – Barras – 333 títulos de propriedade/famílias beneficiadas
Comunidade quilombola Riacho Fundo – Isaías Coelho – 200 famílias beneficiadas
Comunidade quilombola Queimada Grande – Isaías Coelho – 70 famílias beneficiadas
Comunidade quilombola Marinheiro – Piripiri – 85 famílias beneficiadas
Comunidade quilombola Vaquejador – Piripiri – 65 famílias beneficiadas
Assentamento Chapada da Limpeza – Esperantina – 18 famílias beneficiadas
Assentamento Campestre – Esperantina – 19 famílias beneficiadas