Será realizado, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, o II Simpósio Piauiense dos Estudantes de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com o tema “Dos Primórdios ao Século XXI: A evolução do ser Bibliotecário”. O evento é totalmente on-line e gratuito.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e com bate-papo. Trata-se de uma iniciativa do Centro Acadêmico de Biblioteconomia da Uespi (Cabiblio), que tem por objetivo promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes do curso.

 

Mateus Oliveira, qacadêmico de Biblioteconomia e secretário de Organização do Centro Acadêmico, destaca que este ano será tratado sobre a importância do bibliotecário desde a criação do profissional.  “Vamos falar do seu papel como guardião da informação até o profissional da informação do século XXI. Esse novo papel do bibliotecário se desenvolve devido à grande produção de informações que se apresenta no período do Renascimento. Essa explosão do conhecimento, principalmente, nos dias de hoje traz novas necessidades de organização, preservação, e é este profissional que é indicado para esse tipo de trabalho”, explica.

Centro Acadêmico de Biblioteconomia (Cabiblio)

Centro Acadêmico de Biblioteconomia (CaBiblio) foi reativado no ano de 2018 para promover eventos da área dentro da Uespi e colaborar com outras instituições. No encerramento II Simpósio será apresentada a nova gestão do centro acadêmico. O discente que faz parte da organização do II Simpósio comenta sobre a contribuição do evento  para estímulo da pesquisa na universidade para os estudantes e profissionais da área. “Tudo contribui com a formação dos estudantes e profissionais de Biblioteconomia, estimular a pesquisa na área, principalmente no âmbito da nossa Universidade é possibilitar uma maior reflexão sobre a evolução e transformação do profissional bibliotecário atualmente”, finaliza.

 Participação

O evento é totalmente gratuito e on-line. As inscrições devem ser feitas no site do evento.

Os participantes receberão certificados de 30h.

Fonte: Redação CCom