O Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, implantou um novo canal de comunicação entre pacientes e a unidade de saúde com o objetivo de acolher, informar e orientar pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. O serviço começou a funcionar no mês de outubro e ficará disponível todos os dias da semana, no horário de 7h às 19h
Como funciona?
A equipe do “Posso Ajudar” vai atuar no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital como um instrumento de comunicação efetiva entre os pacientes, acompanhantes e profissionais de cada setor. O grupo é formado por uma coordenadora e três auxiliares administrativos. A expectativa é oferecer um bom funcionamento do Serviço Único de Saúde (SUS).
De acordo com a assistente social Keyla Lavor, coordenadora do GTH, esse processo de humanização dentro de uma unidade de saúde como o Justino Luz é importante. “Aqui, no Justino Luz, recebemos pessoas de toda a macrorregião, portanto, é necessário reconhecer a diversidade da população e oferecer a mesma atenção à saúde, sem distinções; além de prestar um serviço de saúde humanizado e de qualidade como já vem sendo feito,” explicou a coordenadora.
Genyana Leal, diretora-geral do HRJL, explica que a proposta é oferecer um trabalho coletivo para que o serviço seja mais acolhedor, ágil e resolutivo. “Nós buscamos melhorias nas condições de trabalho e atendimento, que devem ser construídas com a participação de todos, desde a portaria, aos médicos, enfermeiros e profissionais em geral comprometidos com a qualidade dos serviços do hospital”, concluiu.
O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca que o “Posso Ajudar” é uma ferramenta que vai melhorar o atendimento do Hospital Justino Luz. “É um serviço em que o usuário pode se expressar, ser ouvido e acolhido, alcançando níveis de excelência no atendimento”, destaca Ítalo.