O estado do Piauí realiza, até o próximo dia 29 de outubro, a campanha nacional de multivacinação que tem como público-alvo todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal deste público alvo.
O superintendente de Atenção Primária à Saúde, Herlon Guimarães, destaca a necessidade da população ficar atenta para completar o esquema vacinal das crianças, garantindo mais segurança e saúde para todos. “Se você se enquadra no público-alvo e ainda precisa receber alguma vacina para completar sua imunização, é essencial que você aproveite esse momento para colocar em dia seus imunizantes. Nesse momento de pandemia, muitas pessoas estão entendendo a importância de manter as vacinas em dia e precisamos expandir isso para outros imunizantes, além dos da Covid-19”, apontou o superintendente.
A campanha disponibiliza todas as vacinas do calendário de vacinação das crianças e adolescentes, e tem como objetivo otimizar o acesso aos imunizantes, atualizando a situação vacinal e aumentar a cobertura. “Por causa da pandemia nos deparamos com muitas pessoas que deixaram de levar seus filhos para receberem as vacinas. Temos que mudar essa realidade. Levar nossas crianças para a imunização ou receber os imunizantes garantem uma redução da incidência de doenças imunopreviníveis, reduzindo casos e até mesmo ajudando a erradicar algumas doenças”, destacou a enfermeira e membra da coordenação de imunização da Sesapi, Talysse da Rocha. Ela reforça que, devido à pandemia e à queda de cobertura vacinal, algumas doenças que estavam controladas começam apresentar números maiores de novos casos e por isso é essencial manter a vacinação em dia.
No dia 16 de outubro, será realizado em Teresina o dia D da campanha de multivacinação no Piauí, o evento acontecerá pela manhã na UNS Leônidas Antônio Deolindo, localizado no bairro Saci.