O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta quinta-feira (21), o I Simpósio de Estomaterapia. O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, fez a abertura oficial e destacou a importância do evento não somente para o HGV, mas para todas as unidades de saúde do Piauí que estão participando. O Simpósio acontece somente nesta quinta-feira (21), até as 17h, no auditório do HGV.
Segundo Osvaldo Mendes, o evento é uma oportunidade dos profissionais discutirem o cuidado com o paciente, evitando lesões que podem agravar o quadro de saúde e aumentar o tempo de permanência do paciente no hospital. “O I Simpósio de Estomaterapia vai discutir o cuidado com o paciente na instituição, isso é muito importante, pois envolve não somente os danos para a saúde do paciente, mas no aumento do custo para o hospital”, explica o gestor.
A coordenadora da Pós-Graduação de Estomaterapia da Uespi, professora doutora Sandra Marina, explica a importância do evento para a prevenção e tratamento de estomias e outras feridas para a qualidade de vida dos pacientes acamados. “Vamos discutir com os profissionais do HGV e de outras unidades tanto o aspecto preventivo como terapêutico e de reabilitação dos pacientes hospitalizados e após a alta”. Destaca a enfermeira.
Participaram também da abertura o diretor Administrativo do HGV, Fernando Danda; a gerente de enfermagem, Nirvania Carvalho; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Leila Patricia; a presidente da Comissão de Curativos, Juliete Leal; o representante do Coren-Pi, Wendel Marcos.