A primeira atividade presencial das alunas do programa Universidade Aberta à Terceira Idade e o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (Unati/Nuti), após mais de um ano apenas com aulas 100% on-line será realizada na Nova Potycabana, no dia 23 outubro, a partir das 17h30. O reencontro da turma tem o intuito de proporcionar lazer, além de iniciar a primeira aula presencial, após um ano. Desde o começo da pandemia, as aulas passaram a ser on-line.
A atividade presencial tem a importância no sentido do lazer e do social, após dois anos em uma luta constante com a pandemia da Covid-19, agora é possível o encontro entre as pessoas.
Segundo o professor e coordenador da Unati/Nuti, Moisés Mendes, “desde março de 2020, o contato é apenas virtual. Então, o grande objetivo dessa atividade é proporcionar o reencontro e as retomadas das atividades”, afirmou.
A programação contará com aulas ministradas por estagiários do curso de Educação Física que fazem parte do Nuti. Contará também com o professor Gil Farias, que trabalha com dança e ginástica e já ministrou algumas aulas na Unati.
A dona Fátima Pereira, aluna da Unati, tem altas expectativas para o reencontro. “Quero rever minhas colegas, conhecer pessoalmente alguns professores. No momento, só se conhece através de chamadas de vídeo”, disse.
Programas
A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) é um programa da Uespi que atende pessoas a partir de 55 anos de idade, desenvolvendo atividades intelectuais, considerando as perspectivas da educação continuada e estimulando o resgate da cidadania.
Já o Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade (Nuti) é um projeto que busca proporcionar uma melhor qualidade de vida, por meio da participação em atividades físicas, culturais e de lazer. Foi implantado em maio de 2003, motivado pelo aumento da expectativa de vida da população e a consequente necessidade de incentivo à adoção de uma alimentação mais equilibrada aliada à prática regular de atividades físicas.