Mais oportunidade de qualificação para quem busca aumentar o nível dos conhecimentos ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho. É que o programa Qualifica Piauí, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), ampliou a oferta de cursos, com novas modalidades. O programa agora fornece aulas de corte e costura, salão de beleza e pedreiro de alvenaria, com capacidade para atender mais de 100 alunos por mês.

O Qualifica Piauí percorre municípios do Piauí oferecendo qualificação gratuita para a população, contando com quatro caminhões-aula. Criado há oito anos, o programa antes dava aula apenas de introdução à informática nos caminhões. Nesse período, os veículos percorreram os 224 municípios do Piauí. Este ano, porém, o programa passou por uma mudança, trazendo novos cursos.

Já foram beneficiados os municípios de Uruçuí, José de Freitas, Boa Hora e União, todos com turmas lotadas. “As aulas são bastante procuradas, porque, por meio da qualificação, os alunos conseguem ter uma fonte de renda. Uma ex-aluna nossa do curso de Corte e Costura já está trabalhando numa empresa de fardamento escolar em Uruçuí”, conta Ana Kelly, gerente de Assistência Técnica de Qualificação da Sasc.

O instrutor do curso de pedreiro, José Luís, explica que as aulas são quase todas práticas, o que facilita o aprendizado. Dos 30 dias do aprendizado, apenas os dois primeiros possuem aulas teóricas, que funcionam em salas dentro dos caminhões, com ar-condicionado. Já nas demais aulas, os alunos botam a mão na massa. “O material de trabalho é gratuito, o que facilita a procura”, diz Luís.

José Luís, instrutor do curso de pedreiro

Foi a gratuidade do curso que atraiu Maria Zélia da Cruz, que assistiu a todas as aulas de pedreiro de alvenaria. “Eu tinha muita vontade, mas não tinha condições de pagar um curso particular. Assim, presenciei o momento em que o caminhão chegou na cidade. Foi um sinal de Deus”, acredita Zélia, que mora em José de Freitas.

Maria Zélia da Cruz participou do curso de pedreiro

Daniel Costa já era ajudante de pedreiro quando iniciou o curso de pedreiro também em José de Freitas. “Foi muito bom a gente ter adquirido esses conhecimentos sem precisar sair da minha cidade. Além disso, a Sasc fornece o certificado, que sempre é exigido pelas empresas”, afirma Costa.

Daniel Costa aumentou o nível de conhecimentos na área

Francisco das Chagas de Oliveira começou a trabalhar antes mesmo de concluir o curso de pedreiro. Ele ficava de manhã na sala de aula e a tarde já ia trabalhar na construção de casas. “Está sendo muito bom, porque posso ajudar a comprar coisas para meu primeiro filho, que está para nascer”, comenta o profissional.

Francisco das Chagas de Oliveira já começou a trabalhar

Atualmente, um dos caminhões está em Ribeiro Gonçalves, onde as aulas já começaram. Nos demais municípios, como Uruçuí, Cocal de Telha e Campo Largo, as inscrições estão sendo realizadas. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40 para o curso pedreiro, sendo um turno com 20 alunos pela manhã e 20 à tarde; 96 para os cursos de Corte e Costura e Salão de Beleza, sendo 16 vagas em cada um dos três turnos, em cada uma das modalidades.

Alunos do curso de pedreiro

Cursos oferecidos pelo Qualifica Piauí

Pedreiro de alvenaria – 20 vagas por turno (dois turnos)

Corte e costura – 16 vagas por turno (três turnos)

Salão de beleza – 16 vagas por turno (três turnos)