Na manhã desta terça-feira (26), a vice-governadora Regina Sousa deu posse aos novos membros do Conselho Estadual de Saúde (CES), para a gestão no biênio 2021-2022. São 64 membros entre titulares e suplentes, representando as entidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores da saúde e dos gestores em saúde pública.
Regina Sousa lembrou a importância do conselho na defesa do SUS como o maior plano de saúde pública do mundo. “Temos que reverenciar e defender o SUS, que é quem faz a alta complexidade nesse país”.
“Esse é o quarto Conselho que dou posse em dois meses, nesse momento do país em que nunca foi tão importante a luta com a participação do controle social e participação popular. Os conselhos são o instrumento para isso. Desejo que vão em frente, não desistam, participem e vida longa ao Conselho Estadual de Saúde”, declarou Regina Sousa.
Presente na cerimônia de posse, o secretário da Saúde do Estado Florentino Neto falou sobre a garantia de participação dos setores civis na gestão da saúde pública exercida pelos conselhos e, em particular, do Conselho Estadual de Saúde. “Nos últimos tempos quiseram desacreditar e enfraquecer o SUS, mas queremos dizer que, com a participação e lutas dos conselhos de saúde, não conseguirão”, afirmou o secretário.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, João Cabral, descreveu o Conselho como uma entidade plural onde “cada seguimento da sociedade entra com suas ideias, sentimentos e objetivos. Nessa união de pensamentos está a fortaleza das nossas conquistas como a descentralização da gestão da saúde no nosso estado”.
Somou-se à posse a inauguração da sede própria do CES, com auditório, biblioteca, arquivo, salas de reuniões, secretaria e equipamentos técnicos para realização de videoconferências. A sede fica localizada na Rua Coelho Rodrigues, 1535 Centro/sul.