Aplaudida em vários festivais nacionais e internacionais, o espetáculo “Medeia Negra” está confirmado no Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2021, que acontecerá de 22 a 28 de novembro. O evento terá apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e a participação de artistas de Portugal, Moçambique, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e do Ceará.

O Grupo Vilavox, de Salvador, Bahia, será a primeira atração do festival, no dia 22 de novembro, às 19h30, no Teatro Estação, localizado no Espaço Cultural Trilhos, na Av. Miguel Rosa. Medeia Negra traz a essência da atriz baiana e performer Márcia Limma numa tragédia grega atualizada na voz e no corpo de uma mulher negra.

“Medeia Negra é um grito épico, lírico e musical. A releitura traz a personagem trágica em um corpo bárbaro, atemporal, negro e sua relação com a versão mais conhecida do mito, do trágico Eurípides”, diz a atriz. Nessa montagem, o mito grego é revisitado pelo processo de descolonização do pensamento patriarcal e, através dele, questiona o condicionamento social que marginaliza, julga e condena corpos considerados inadequados, estrangeiros, estranhos.

O espetáculo solo do grupo Vilavox, fundado há 20 anos em Salvador, tem  direção de Tânia Farias (Oi Nóis Aqui Traveiz/RS) e dramaturgia de Marcio Marciano (Coletivo de Teatro Alfenim/PB) e Daniel Arcades (Grupo NATA – Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas/BA).

A peça leva ao público a interculturalidade e referências afro-diaspóricas, por meio de arquétipos das divindades como Nanã, Iansã, Exu e Omolu. Mulheres em situação de encarceramento participaram do longo processo de pesquisa. O resultado é uma peça em que narrativa, canto e musicalidade possibilitam registros cômicos, dramáticos, imagéticos e sensoriais.

O Festluso 2021 tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí / SECULT / SIEC e Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro. As atividades do festival acontecerão no Espaço Cultural Trilhos e no Theatro 4 de Setembro.