O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado neste domingo, 21, foi marcado por uma homenagem do Detran-PI no adro da Igreja São Benedito, com soltura de balões e a realização de uma missa em alusão da data. Além da Escola Piauiense de Trânsito, estavam presentes também alguns parceiros do Programa Vida no trânsito (PVT), juntamente com a Banda de Música da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é comemorado todos os anos no terceiro domingo do mês de novembro. A data foi criada para homenagear as vítimas destes acidentes e, ao mesmo tempo, fazer um apelo para que todos colaborem para um trânsito mais seguro.
O evento contou com a soltura de balões brancos no ar para representar as vítimas, e logo após houve uma celebração na própria igreja. Este dia tornou-se também uma ferramenta importante para os governos e todos aqueles cujo trabalho envolve a prevenção do desastre ou resposta às suas consequências.
“Esperamos que neste dia nós, como seres humanos, reflitamos mais sobre as consequências que acarreta em nossas vidas a perda de um ente querido ou amigo no trânsito, e hoje aqui neste adro da igreja estamos homenageando a memória dessas pessoas no qual fizeram parte de nossa história. Nós da Escola Piauiense de Trânsito iremos continuar buscando sempre levar a educação e a conscientização para toda a população”, afirmou a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Patrícia Leal.
Ela lembra que, em 2021, começamos uma nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito e lembrar das vítimas e seus familiares é um ato de solidariedade.