Nesta semana, serão realizadas conferências municipais de juventude em quatro municípios piauienses: Prata do Piauí, no dia 23, Elesbão Veloso e Pimenteiras, no dia 24 e Pedro II, no dia 26. Dentre os objetivos do evento estão a eleição de delegados para a etapa estadual, prevista para abril do ano que vem, e a construção dos planos municipais de juventude dos referidos municípios.
Os eventos são realizados pelos próprios municípios via decreto, mas com a assessoria e consultoria da Coordenadoria do Estado do Piauí, do Conselho Estadual de Direitos da Juventude (Cedjuv – PI) e da Comissão Organizadora Estadual da 4ª Conferência Estadual de Juventude (COE).
A Cojuv tem realizado um trabalho de articulação junto com os municípios para a realização das conferências. E a previsão é de que sejam realizadas, pelo menos, 150 conferências até a Conferência Estadual, em 2022.
“Queremos que o jovem seja fator de desenvolvimento para o seu município. É por isso que é tão importante a construção do Plano Municipal de Juventude, pois é o norteador da política pública de juventude”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.
“O momento de realização das conferências é oportuno para fortalecer as políticas públicas de juventude por meio de sua institucionalização, do conselho municipal de juventude e do plano municipal”, avaliou o secretário-executivo da 4ª Conferência de Juventude do Estado do Piauí, Venicio Moura.