A Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) transferiu a sala de atendimento presencial da Ouvidoria Geral (OGE) para o Centro Administrativo. Antes, a Ouvidoria funcionava em um prédio localizado na praça Marechal Deodoro, no Centro de Teresina e passou a funcionar nesta quarta-feira (28), em uma sala no térreo do prédio CGE/ATI, no Centro Administrativo.

A mudança foi promovida para garantir uma maior proximidade da Ouvidoria aos órgãos públicos, uma vez que o Centro Administrativo concentra grande parte dos órgãos e entidades do Poder Executivo. Além disso, a disponibilização de atendimento via internet tem reduzido a demanda presencial, já que o cidadão não precisa se deslocar até o ponto físico de atendimento para que sua manifestação seja realizada. Portanto, trata-se de um ajuste para atender o cidadão com melhor eficiência de acordo com a demanda.

O controlador geral do Estado, Márcio Souza, afirma que a mudança tem como intuito aproximar a Ouvidoria dos demais órgãos do estado. “A mudança do atendimento presencial da Ouvidoria para o Centro Administrativo busca otimizar os recursos que dispomos para gerenciar a instituição e coloca a Ouvidoria mais próxima aos serviços públicos. Isso vai gerar uma capacidade de atendimento melhor, com custo menor, sendo muito útil para as futuras missões que a Controladoria irá desenvolver na sua função Ouvidoria. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo dos órgãos e entidades e da sociedade”, justifica.

A Ouvidoria Geral disponibiliza diversos canais de comunicação para a sociedade realizar suas manifestações, seja por meio físico ou online.

Os atendimentos presenciais ocorrem na CGE (no Centro Administrativo) e nos órgãos que possuem núcleos de Ouvidoria Setorial. Já o atendimento virtual acontece através do telefone 162, do e-mail atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br, do Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão – e-SIC (acessoainformacao.pi.gov.br) e do Sistema Integrado de Ouvidorias (e-OUV – eouv.pi.gov.br).

De acordo com a ouvidora geral do Estado, Soraya Castello Branco, a proposta da CGE é integrar o e-OUV ao e-SIC, hoje ferramentas semelhantes, com o objetivo de melhorar a usabilidade dos sistemas e facilitar ainda mais a comunicação do cidadão com o Governo do Estado. “A proposta também é lançar novos canais de comunicação, como o aplicativo que está sendo reformulado e que também irá integrar-se ao novo sistema, apresentando principalmente um linguagem cidadã, sendo disponibilizado em todas as páginas do Governo”, informou.