A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), por meio da Diretoria Estadual do Crédito Fundiário, realizou a assinatura dos termos de aquisição de terra para 26 famílias na comunidade Vila Nova, município de Cristalândia do Piauí, nessa quinta-feira (2). Ao todo, R$ 1.461.590,00 foi investido, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), possibilitando o acesso ao crédito para aquisição de terras, recursos para infraestruturas socioprodutivas e assistência técnica.
A diretora estadual do Crédito Fundiário, Neuma Café, explica que o programa tem como objetivo promover ações para a redução da pobreza rural, por meio do acesso à terra e da promoção de atividades produtivas que geram emprego e renda. “A má distribuição de terras e de recursos agrícolas está diretamente ligada à extrema pobreza em que se encontram milhões de brasileiros. Com a aquisição das terras, essas famílias podem produzir tanto para o autoconsumo quanto para o mercado, aumentando, efetivamente, a renda familiar. Ainda é possível comercializar para os programas do Governo do Piauí, como o Programa de Alimentação Saudável (PAS)”, esclarece.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) passou por um processo de reformulação e agora se chama Terra Brasil – PNCF. No entanto, os termos assinados, nessa quinta-feira (2), foram resultados ainda do formato antigo do programa. O financiamento foi realizado por meio do Banco do Nordeste.
“Estamos muito felizes com essa conquista. É quase um sonho mesmo, ainda não estamos acreditando que a terra é nossa. Agora, é fortalecer a comunidade e a produção para aumentar a renda das nossas famílias”, destaca a agricultora Ozeni da Silva.
Registrou-se ainda a presença do secretário municipal de Agricultura Familiar, Naco; do técnico Ricardo Nogueira e do assessor de Crédito Fundiário, Marcos Avelino.