Desde o início desta semana, o Primeiro Atendimento Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), que estava instalado na Av. João XXIII, voltou a funcionar no edifício-sede da instituição, localizado na rua Nogueira Tapety, nº 138, no bairro Noivos, zona leste de Teresina. A mudança se deu em virtude da reinauguração da Sede da Defensoria, realizada no dia 5 de novembro. Além do Primeiro Atendimento, a Sede também abriga o gabinete do defensor público geral, a Subdefensoria-Geral, a Corregedoria-Geral, o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Nuscc), além das Defensorias Cíveis, de Família e Fazenda Pública.

A assessora da Diretoria de Primeiro Atendimento, Juciara de Sousa Santiago Monteiro, explica que os atendimentos presenciais continuam ocorrendo preferencialmente mediante agendamento e que a Diretoria permanece realizando a maioria dos atendimentos por meio remoto, pelos contatos disponibilizados no site e redes sociais da instituição, pelos quais também poderá ser feito o agendamento para o presencial, caso necessário. “O Primeiro Atendimento Cível da capital retornou às atividades presenciais nas recém-inauguradas novas instalações da Sede, na rua Nogueira Tapety, nº138, Bairro Noivos. De segunda a sexta-feira, são distribuídas cerca de 40 senhas para atendimento, respeitando os protocolos de cuidados e prevenção à Covid/19, esclarecendo que, preferencialmente continuam os atendimentos virtuais por meio do contato 86 99426-1053, pelo qual o assistido pode encaminhar seus documentos. A Equipe do Primeiro Atendimento está bastante contente com as novas instalações, agradecemos ao defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, ao diretor Administrativo, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, e  toda a equipe da TI na pessoa do coordenador  George Santana, pela receptividade, agilidade e empenho quanto às adaptações necessárias visando à satisfação dos assistidos e de todos que compõem o Primeiro Atendimento”, ressalta.

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, avalia o retorno do Primeiro Atendimento Cível para a Sede. “A Defensoria iniciou o atendimento presencial por agendamento em nossa Sede recém-reinaugurada, respeitando, claro, todos os cuidados, pois ainda vivenciamos a pandemia ocasionada pela Covid-19 e, embora venham diminuindo os números de casos e de óbitos, todo o cuidado é necessário, até que a situação esteja completamente controlada, com a população imunizada. Lembrando que continuamos preferencialmente atendendo por nossos canais remotos, cujos números estão divulgados no nosso Instagram, Facebook e site. Assim, de acordo com a área procurada dentro do leque de opções que a Defensoria trabalha, os assistidos terão um canal específico para entrar em contato. Reforçamos também a importância da vacina, para que possamos continuar nesse caminho de retorno. Àqueles que tenham a oportunidade de se vacinar procurem os postos quando chegar a sua vez, tomem o reforço. Vacinas salvam vidas e é importante que todos estejamos protegidos”, enfatiza.

Fonte: Ascom DPE