A coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CEPM) lançou o Projeto Vamos! e campanha do Laço Branco, na última segunda-feira (6), no auditório da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev). A ferramenta Vamos! é uma parceria com o Banco Mundial, que cria um guia de reflexões a fim de criar estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres.

O objetivo do projeto é promover, de forma interativa, contribuições para o empoderamento da mulher e redução da violência doméstica. “As raízes da violência contra a mulher encontra-se na cultura e precisamos mudar isso, por meio da educação. Por isso, a ferramenta permitirá que homens e mulheres possam ser capacitados e multiplicadores de informações em que as mulheres são protagonistas da sua vida”, declara a coordenadora da CEPM, Zenaide Lustosa.

“Faz tempo que criamos estratégias de enfrentamento à violência doméstica e, nesse momento, precisamos intensificar ainda mais  forças para empoderar as mulheres e reduzir a violência contra elas, que é o nosso maior desafio. Temos instrumentos como o aplicativo Salve Maria e Delegacias Especializas, mas precisamos que todos se comprometam nessa luta. Essa ferramenta Vamos! vai contribuir para a mudança da cultura nos espaços e é um grande passo porque uma pessoa vai sendo multiplicadora de boas práticas em que reflete a questão do gênero. A não violência contra as mulheres começa nas escolas e nos espaços de formação”, declara a vice-governadora, Regina Sousa.

Durante o lançamento da ferramenta Vamos! e da Campanha do Laço Branco foi assinado o acordo de cooperação pela vice-govenadora Regina Sousa, coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa e o o coordenador de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos da Polícia Militar, coronel Avelar Costa. Estiveram também presentes, a coordenadora do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias; representante da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Marcela Portela; as facilitadoras da ferramenta Vamos! a professora doutora Ana Lobato e a doutora Claudia.

“O projeto vai capacitar homens e mulheres do estado do Piauí, beneficiando mais de 500 pessoas da sociedade civil e servidoras e servidores públicos. Essa ferramenta busca, de forma temática, discutir as relações de poder e gênero na sociedade, o que permitirá que cada participante da oficina torne-se um multiplicador de boas práticas e, principalmente, de informações que contribuem para o enfrentamento à violência doméstica”, Zenaide Lustosa.

As oficinas da ferramenta Vamos! estão sendo realizadas na Escola de Governo até o dia 17 de dezembro de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para participar, é preciso ter um perfil multiplicador, acionar os órgãos (SSP, Sasc, Sesapi, Seduc), que assinaram o termo de cooperação do projeto ou encaminhar o e-mail para cepmpi.mulheres@cepm.pi.gov.br

Fonte: Ascom CEPM