Artesãos piauienses irão representar o Estado na 21ª Edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será realizada, entre os dias 10 e 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a depois de um intervalo de dois anos. Os artesãos foram selecionados em um Chamamento Público promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
A Fenearte é a maior feira de artesanato da américa latina com oficinas gratuitas, atrações infantis, apresentações culturais e exposições, tem como tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento homenageia o movimento Armorial e seu idealizador, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
O público poderá conferir diversas programações como: O Espaço Janete Costa; Espaço Sebrae de Artesanato; Alameda dos Mestres, com 64 artistas pernambucanos dando as boas-vindas aos visitantes; Salão de Arte Popular Ana Holanda; Salão de Arte Popular Religiosa de Pernambuco; Galeria de Reciclados; Espaço Infantil; Oficinas de Artesanato entre outras atividades.
O superintendente do Artesanato Piauiense, Jordão Costa, destaca a importância do evento. “A Fenearte reúne países do mundo inteiro. São mais de quatro mil expositores. Para nós, do estado do Piauí, ela representa a maior feira em volume de vendas do ano. Como estamos nas proximidades do Natal, nossa expectativa é superar as vendas de 2019, quando vendemos mais de duzentos e cinquenta mil reais em artesanato, tendo em vista que tivemos um intervalo de dois anos sem edições. Os artesãos que vão expor têm uma boa representatividade do artesanato do estado, então, as expectativas são as melhores”, concluiu.
Para ter acesso ao evento, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação completo contra a Covid-19, o visitante precisa mostrar que tomou dose única ou duas doses.