O governador Wellington Dias, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Neri, visitou na tarde desta quinta-feira, (09), as instalações da fábrica Grande Moinho Cearense no polo industrial sul, em Teresina. A fábrica que atua na produção alimentícia focada no trigo passou a funcionar em março deste ano. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também participou da visita.
A empresa Grande Moinho Cearense S.A, que trabalha com gêneros de origem do trigo desde a década de 60, já atua em Teresina há alguns anos, mas apenas com o trabalho de distribuição de seus produtos, a partir deste ano, com a fábrica, passou a ser uma das unidades de fabricação, desde a chegada do trigo de Fortaleza até a finalização do farinha de trigo e o subproduto do farelo para ração animal.
O governador Wellington Dias celebrou a implantação da fábrica em Teresina, que gera empregos e desenvolvimento para a cidade e ao Piauí. “Visitei hoje um importante investimento para o Piauí e para nossa região que é o Moinho Cearense, que há muitos anos tem a grande tradição de industrialização do trigo para produção de trigo com muita qualidade. Aqui foram investidos cerca de 70 milhões de reais em obras e equipamentos modernos para termos uma condição de distribuição não só para o Piauí, mas para o Maranhão, Pará e outras regiões. Quero agradecer ao grupo que confiou no Piauí, onde tivemos a parceria não somente no estímulo fiscal, com o acompanhamento com nossa equipe, mas também com investimento que beneficia essa região do polo industrial de Teresina. São parcerias como essa que dão resultado para o grande desafio, aqui são mais de 70 empregos que tem uma renda que também circula na nossa economia”, declarou Dias.
O representante do Grande Moinho Cearense, Cláudio Fontenelle, afirmou que em alguns anos a fábrica terá capacidade de dobrar a produção em alguns anos. “Atualmente estamos gerando 70 empregos diretos e movimentando a economia como um todo, tanto nos empregos diretos como nos indiretos. Somente com o transporte de cargas, é um movimento superior a 250 carretas por mês, nós temos 10 carretas transitando entre o porto do Mucuripe em fortaleza e a fábrica diariamente, então pra isso envolve uma equipe de 30 motoristas. Nós temos uma capacidade de ensilagem de mais de 2 mil toneladas, suficiente para suprir nossa necessidade por 7, 8 dias. Então é uma realidade, levamos 2 anos para a construção, Contamos com o apoio do governo nos incentivos fiscais e toda equipe do governo nos apoiando no investimento”, declarou o representante.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Neri, a atração de mais uma empresa como a Moinhos Cearense mostra o empenho do governo no desenvolvimento do nosso estado. “É um investimento muito importante, cerca de 70 milhões por parte da empresa e 3 milhões por parte do estado, melhorando a parte energética com a construção de uma subestação em parceria com a Equatorial. Para o desenvolvimento de Teresina é muito importante uma empresa como essa, são cerca de 70 empregos diretos gerados e inúmeros empregos indiretos, isso mostra o trabalho do governo do Estado e da secretaria de desenvolvimento econômica sempre buscando desenvolver nosso estado”, ressaltou.