Foto: Roberta Aline

A vice-governadora Regina Sousa participou, nesta quinta-feira (28), do I Encontro Interestadual de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O evento, que continua nesta sexta (29), tem como premissa discutir propostas de melhoria da qualidade do rio e conta com a participação de representantes das principais instituições relacionadas com a gestão da água.

Na oportunidade, a vice-governadora lembrou que o Piauí tem apenas um comitê de bacia hidrográfica, a do Rio Parnaíba, e que este demorou 20 anos para ser criado, por isso defendeu a criação de mais comitês hidrográficos no estado.

Regina Sousa disse que o Rio Parnaíba tem uma importância nacional e precisa de uma ação de todos, por isso é preciso levantar propostas para melhorar a sua qualidade, como também a de outros rios. “Deve ser uma ação de todo mundo. Ele é importante para nossa sobrevivência e outros rios que são seus afluentes”, ressaltou, enfatizando a necessidade da criação de outros comitês pois, além do comitê do rio Parnaíba, há apenas mais um em discussão: o do rio Gurgueia.

A vice-governadora destacou ainda a necessidade da cobrança do uso da água bruta como forma de buscar recursos para revitalizar as bacias hidrográficas. Citou que o Estado do Ceará arrecadou, em 2018, R$ 260 milhões com a cobrança do uso água e o Piauí, que tem mais recursos naturais, somente R$ 200 mil. Informou que no Estado há um grupo de trabalho que está estudando mudanças na legislação para aumentar essa arrecadação.

O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias, tem o objetivo de conhecer experiências que possam consolidar o comitê da Bacia do Rio Parnaíba, criado em 2018. O presidente do Comitê, Avelar Amorim, destacou na solenidade de abertura do evento, a importância da discussão do tema e os representantes das principais instituições vão, juntos, buscar soluções para revitalizar as bacias hidrográficas do Parnaíba. Ele também defendeu a ampliação desses comitês como forma de melhorar a qualidade dos rios.

No encontro, participam representantes dos comitês das bacias do Paranapanema e São Francisco, da Agência Nacional das Águas, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Instituto de Águas do Paraná que durante dois dias vão discutir ações e buscar soluções para elaborar uma agenda estratégica para a consolidação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

 

Foto: Roberta Aline