A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres- CEPM, realizará, no dia 13 de dezembro, às 11h, a inauguração da nova sede, que funcionará na Avenida Petrônio Portela, n°1900, bairro Aeroporto, zona norte de Teresina.
Na oportunidade, a CEPM vai entregar o selo do Programa Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e formalização do Organismo de Políticas para as Mulheres e entrega de kits (computador de mesa, impressora e imobiliário) dos municípios de Guadalupe, Alto Longá, José de Freitas, Luís Correia, Marcos Parente e Palmeiras.
A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí foi criada pela Lei nº 6.465, de 19 de dezembro de 2013. Uma das suas principais atribuições é o planejamento, a coordenação, execução e articulação das políticas públicas para as mulheres, buscando articular os diferentes atores sociais para fortalecer as políticas de mulheres, bem como fomentar a criação e a implementação dos Organismos para as Mulheres (OPMs) nos municípios piauienses.
Um dos objetivos da Coordenadoria da Mulher é diagnosticar a realidade sob o enfoque de gênero e raça/etnia em cada âmbito da interação social; transversalizar o enfoque de equidade de gênero e raça/etnia no planejamento das demais Secretarias de Estado, como forma de institucionalizar a equidade através das políticas públicas e, consequentemente, identificar sua representação nas articulações no poder local/regional/estadual e articular, com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, ações em prol da diminuição das desigualdades entre homens e mulheres dentre outras atribuições. Além disso, desenvolver ações e campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher.
A nova sede da Coordenadoria de Políticas para as mulheres irá ampliar a humanização dos serviços em prol das mulheres e também será sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher- DEAM- Norte, Patrulha Maria da Penha, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Selo
Durante o evento será entregue o selo do Programa Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade para oito instituições governamentais que durante o ano de 2021 realizaram ações considerando a raça, o gênero e a diversidade cultural na sua cultura organizacional, construindo uma gestão mais humanizada e buscando gerar impacto positivo nas ações da instituição.
Na programação também serão formalizados os OPMs nos municípios Guadalupe, Alto Longá, José de Freitas, Luís Correia, Marcos Parente e Palmeiras, que também receberão o Kit (imobiliário e computador completo) para que a gestão possa iniciar os trabalhos com mais eficiência e estrutura. A OPM visa articular, elaborar, coordenar, organizar e implementar as políticas públicas específicas para as mulheres nos municípios.