Quinze reeducandos da Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos, participam do curso de instalação e manutenção de ar-condicionado, ofertado pela Fundação Cajuína de Teresina. O curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado teve início em outubro e será concluído em dezembro.
O gerente adjunto da unidade, Hemerson Barbosa, destaca a receptividade da ação. “Está sendo bem aceito, os internos estão muitos interessados. Trata-se de um curso muito prático, útil, uma profissão com um grande mercado de trabalho. A princípio temos 15 reeducandos contemplados, mas já temos um cadastro de reserva, para quando o curso for ofertado novamente”, afirma Barbosa.
Segundo o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, o acesso à educação e a capacitação dos detentos é uma prioridade da Sejus. “Esse curso representa o quanto estamos cada vez mais empenhados e focados em promover o ensino, o trabalho e a capacitação nas unidades prisionais do estado”, conta o gestor.
Nos últimos meses, a Sejus certificou 104 detentos em cursos profissionalizantes nas unidades de Teresina, Picos e Parnaíba. Dentre os cursos ofertados estão o de Panificação e Confeitaria, Auxiliar de Cozinha e Microempreendedor Individual (MEI). Já são mais de 1300 reeducandos certificados, de 2015 a 2019.