A primeira reunião do Projeto Cinturão Verde foi realizada nesta quinta-feira (06) e reuniu agricultores e agricultoras familiares das comunidades Santana Nossa Esperança, Zundão, Ave Verde e Árvores Verdes, localizadas em Teresina e em Nazária.
Na ocasião, foi feita uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos dois últimos anos com os desafios e avanços. Também foi traçado um planejamento de ações para 2022. O encontro foi conduzido pela superintendente de Programas para a Agricultura Familiar, Liz Meireles, na sede da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).
Segundo Liz Meireles, o principal objetivo do projeto desenvolvido pelo Governo do Piauí é auxiliar e apoiar as famílias da agricultura familiar com suas respectivas criações e plantações. “A inserção do projeto gera uma renda melhor para as famílias, muda a qualidade de alimentação e gera a produção de alimentos saudáveis. Nossa atuação ocorre em 11 municípios e estamos com mais uma estratégia de comercialização que é o Espaço da Família Agricultora, na Nova Ceasa, que foi inaugurado em novembro. No espaço, o consumidor encontra todo os tipos de frutas, verduras, grãos, farinhas e sucos, produtos que vêm direto do campo para a mesa da população”, conta.
Para o agricultor Antônio Cornélio, da comunidade Campestre Sul em Nazária e presidente da Associação da Rede Cinturão Verde, a reunião foi oportuna para avaliar os desafios dos últimos anos e fortalecer o trabalho para 2022. “Sempre que começa um ano, nós renovamos o sentimento de esperança. Em 2021, tivemos que aprender a conviver com a pandemia e os seus desafios. O que esperamos é que possamos superar essa crise, produzir e comercializar mais, além de oferecer produtos de qualidade. Não temos dúvida que além da vacinação em massa, uma alimentação saudável será uma ótima estratégia para a saúde pública”, conta.
O projeto Cinturão Verde é uma experiência inovadora de produção de hortaliças, grãos e tuberosas e de criação de galinha caipira. A área de produção é no entorno de Teresina, em 11 municípios: União, José de Freitas, Altos, Teresina, Pau D´arco, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Palmeirais e Nazária.